quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Podcasts - Parte 1


Sempre fui a favor de que as pessoas ouçam o maior número de podcasts possível, pois essa mídia é muito boa, com variedade infinita de temas. Existem muitos podcasts de qualidade, é só procurar. Mas aqui vão algumas indicações para quem quer começar a ampliar sua lista.
Em breve, mais indicações.


CINEMA

Provavelmente você já conhece o Rapadura. Eles falam de quase todos os lançamentos e debatem temas gerais sobre cinema. De vez em quando fazem um episódio sobre grandes clássicos, como Rei Leão e Jurassic Park. A equipe do podcast é bem diversificada, o que enriquece a discussão.
Sugestão: Cine Prive

Foi uma das maiores surpresas que tive nos últimos meses. A galera do nordeste produz ótimos podcasts, e aqui temos mais um exemplo. Os “seres da meia-noite” debatem sobre filmes e franquias voltados para o terror e suspense, tanto novos e conhecidos quanto antigos desconhecidos. Além do bate-papo ser bem divertido, eles são bem dinâmicos e sempre acrescentam coisas legais. Mesmo que não tenha assistido o filme que eles debaterem, ouça. Provavelmente você vai querer assistir o filme depois de ouvi-los.

O Masmorra merece um grande destaque porque trouxe uma proposta nova: falar do que (quase) ninguém conhece. Aqui, o foco são os filmes alternativos, obscuro, underground, independentes, ou qualquer outro adjetivo que signifique “fora do mainstream”. Ouvindo o podcast, é nítido que eles conhecem e amam o cinema alternativo. Só lembrando que tivemos participação da Angélica e do Marcos lá no BermudaCast 14.
PS.: recentemente foi criado o projeto Batendo Papo na Masmorra, onde várias pessoas são convidadas para indicarem filmes e séries,tanto mainstream quanto alternativo. Tive o prazer de participar 2 vezes, e me diverti muito!

O jornalista Fábio Barreto mora e trabalha em Los Angeles, e traz todas as novidades sobre a indústria cinematográfica dos EUA. O podcast está parado, mas tem muita coisa pra se ouvir.


MÚSICA

Sem dúvidas um dos meus preferidos. Leandro Bulkool e Ocktock tocam o melhor da música mundial – com foco no rock – e falam um pouco sobre cada música/banda. Cada episódio eles “viajam” para um ano e tocam músicas lançadas naquele período de 365 dias. De vez em quando o episódio é temático, como Faith No More, Woodstock e Grunge.
Quem gosta de ouvir e conversar sobre boa música, ouça!
Sugestão: Covers parte 3 http://www.maquinadotempo.blog.br/index.php/2010/08/23/876/

Aqui, os programas giram em torno dos mais variados temas (alguns bem malucos), e as músicas são bem variadas. Para conhecer algumas curiosidades sobre bandas e músicas, o Music Junkies é uma boa pedida.
Sugestão: Torre de Babel


“O programa que tira o mofo do rock”. Essa é a proposta dos caras: tocar coisas velhas. Espere apenas o bom rock dos anos 70 pra baixo (de vez em quando há exceções).
Quem quiser conhecer os grandes clássicos ou ainda descobrir ótimas bandas desconhecidas, o Mofodeu faz seu papel.

QUADRINHOS

Tenho lido pouquíssimoas HQs ultimamente, porém gosto bastante. Pra não ficar muito desatualizado, ouço o HCast. Os caras mandam muito bem, sempre com um bate-papo descontraído e bem informativo.

GAMES

Infelizmente o NowLoading encerrou suas atividades, mas deixou um grande volume de ótimos podcasts. A equipe é especialista no assunto, e trata dos mais variados temas dentro do universo dos jogos.

Ouvi poucos, mas gostei do pouco que ouvi. Malucos falando de games, no melhor estilo papo de bar. Diversão pra toda família (mas tire as crianças da sala).

“SÉRIOS” (toda essa categoria tem um formato diferente, com apenas um podcaster falando)

O palestrante Luciano Pires une ótimos temas com ótimas músicas brasileiras. São episódios curtos e muito bons.

O jornalista Alexandre Sena traz algumas notícias e discussões relevantes. Também é um podcast curto e com bastante conteúdo.

Um dos podcasts mais bem-feitos do Brasil. Christian Gutner se propõe a contar histórias, usando e abusando de músicas e efeitos sonoros. Praticamente um filme em áudio. Este é um podcast para se ouvir em local silencioso, sem nada para atrapalhar. Só assim você tirará 100% de proveito do trabalho do Escriba Café.

POLÍTICA

Nossos amigos negadores tratam de vários temas relacionados à política de uma forma mais “leve” e descontraída. Altamente recomendado para quem não gosta do assunto, talvez assim você passe a se interessar.


Deixei uma categoria só pra eles por 2 motivos: eles tratam de 3 temas diferentes e são muito bons.
Toda semana (às vezes com atraso) temos um episódio de cinema, games e quadrinhos. O grande diferencial do MRG é a edição, que deixa os caras ainda mais engraçados. Os episódios são curtos e dinâmicos. Aqui acontece algo parecido com o HCast: não leio muitas HQs, mas ouço o MRG de quadrinhos e me divirto demais. Os caras estão entre os meus preferidos, e merecem destaque.

2 comentários:

Bocão disse...

Opa!

Muito obrigado pela indicação!
Presentinho de Natal bem bacana :)

Evandro Sal disse...

Olá, aqui é o Evandro Sal do SextaCast, nós seres da meia noite, ficamos muito gratos pela divulgação, ficamos felizes pelo reconhecimento de outros colegas da podosfera, a vocês um muito obrigado.
esperamos vocês lá, sexta meia noite.

Postar um comentário

Deixe seus comentários / críticas / elogios.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.