quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JA É HORA DE ATUALIZAR?



Já sei, você leu o título e já está achando que é o mesmo assunto de um post feito nesse blog ano passado, né? Enganou-se, trata-se de outra coisa.

Normalmente quem trabalha com informática, ou tem alguma tendência para tecnologia, é louco por novidades. Fica esperando a atualização daquele software maravilhoso, do novo sistema operacional, de um determinado produto ou hardware. Quase não dorme por causa disso. É viciante alguns diriam. Acordar no outro dia e ter a versão mais nova do produto. O mais novo aparelho telefônico do mercado, etc...

No mundo corporativo, excesso de novidade nem sempre faz muito bem, nem sempre é indicado e o mais importante, nem sempre é recomendado/necessário. Muita bugiganga tecnológica é muito legal ter logo mesmo. Mas há outras que deve esperar um pouco mais antes de ser implementada.

Vamos lá:

Saiu a nova versão do software do seu super celular smartphone cafeteira: Imediatamente vocêatualiza, reza para não dar pau e sai falando. Ótimo e sempre que eu posso atualizo também. Saiua nova versão do Windows que você já estava esperando a um tempão, passou dois meses fazendo downloads que só tinha vídeo pornô e finalmente conseguiu uma cópia beta e instalou. Massa vai ter um monte de dor de cabeça mas vai ter o seu computador lá, mais bacana que todo mundo.


Saiu a nova versão do banco de dados e do sistema operacional que você usa no servidor principal da sua empresa. Atualiza na hora, no quente, com todo mundo usando.


NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOT!!!

Esse tipo de coisa, apesar de coçar a mão para fazer, não é para ser feito sem muito pensar. Primeiro ponto a ser analisado é: Você realmente precisa atualizar o sistema operacional? Saiu alguma coisa nesse novo sistema que vai agregar resolver, facilitar, modificar, deixar MUITO mais rápido a versão atual? Se todas essas questões foram respondidas negativamente, é bom que você deixe seu sistema funcionando bunitinho, não mecha, criar dor de cabeça onde não existe nunca será uma boa idéia.

Acabou de sair uma versão nova do seu banco de dados, lindo, maravilhoso, faz café, pão-de-queijo. É agora que eu mostro pra minha diretoria que sou antenado nas novidades e atualizo a versão do SGBD. Vai sua mula, faz merda mesmo. As perguntas que foram feitas para o sistema operacional se aplica no Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Se a nova versão não trás melhoria alguma para a execução do Sistema que roda na sua empresa, para que atualizar? Se o ganho na performance for irrisório, se você não tem problemas de travamento, pau e outras desgraceiras que só assolam os profissionais de TI, para que você quer bancar o engraçadinho e atualizar? Se o seu sistema necessita de um recurso que somente numa versão mais nova do Banco de dados possui, aí é outra história.

Seu servidor roda perfeitamente bem, rápido, sem travamento, com recursos sobrando para mais X meses, não precisa coçar a mão e adquirir um maquinário novo às pressas. Você tem tempo de sobra para fazer uma cotação de preço, além, claro, de fazer uma estimativa de quanto tempo você vai demorar até precisar de outro servidor. O ideal é que essa estimativa fique em torno de 3 a 5 anos. Cada caso deve ser analisado separadamente. O crescimento do banco de dados, de usuário, processos e processamento deve ser levado em conta nesse cálculo.

Agora, seu servidor está lento, travando, uma jaca mesmo. Você passou da hora de trocar. Mas novamente, não faça besteira, avalie sua real necessidade e faça a compra, instale tudo o que precisa ser instalado e teste exaustivamente antes de por em produção.


Servidor novo é um excelente laboratório para testar coisas novas. Instale o sistema operacional e banco de dados mais novo, juntamente com a versão do seu sistema e teste o funcionamento. Estando de acordo, você já pode marcar a virada do seu servidor com tudo cheirando a novo. Aí seus usuários agradecerão.

Uma máxima diz: Quanto menos sua TI aparecer, mais eficiente ela é

3 comentários:

Almighty disse...

Eu quero um celular que faça pão-de-queijo.

cHiPs disse...

Concordo com a máxima citada, realmente, quanto menos a Técnica de Informatica aparecer, melhor ela é... não é Almighty? ;)

Mas é isso ai... TI tem que ser voltada aos usuários, sempre, pois dor de cabeça no usuário é a só uma pequena parte da sua dor de cabeça.

Almighty disse...

Acho que a TI (técnica de informática) só deve aparecer se for uma gostosa :P

Postar um comentário

Deixe seus comentários / críticas / elogios.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.