segunda-feira, 31 de maio de 2010

Entretenimento Superfaturado?!?!


Aproveitando o ensejo da copa... Muitas vezes nos deparamos com números exorbitantes dos valores dos salários dos jogadores de futebol... paramos... pensamos e dizemos: PUTA QUE PARIU! O CARA GANHA NUM MÊS O QUE EU VOU DEMORAR A VIDA INTEIRA PRA GANHAR! E olhe lá...

Não é mais ou menos assim?!?

Mais ai que vai a questão, o trabalho deles vale ou não vale tanto assim??


Então tá... antes de mais nada, falaremos de justiça.
Se paramos para pensar, é justo que um professor, por exemplo, que tem um papel FUNDAMENTAL para a sociedade, ganhe uma merreca se comparado a um jogador de futebol?

Justo? Não! Também acho que muitas profissões deveriam ser MUITO mais valorizadas... mas ERRADO não está!

O primeiro ponto que podemos fixar é o talento. O talento (que não é o chocolate) é a habilidade natural ou não da pessoa desenvolver certa tarefa de forma que isso a faça sobressair na multidão! Então convenhamos, existem pessoas, em qualquer ramo profissional de seja, que tem talento para aquela profissão, e isso o faz ser "melhor" que os outros... Quem tem talento, geralmente cresce na carreira mais rápido e chega a um nível salarial maior... há quem tenha talento para ser jogar de futebol, talento para atuar, talento para vender, talento artistico, e quem NUNCA vá desenvolver ou descobrir seu talento por estar envolvido em tarefas que não têm nada a ver com sua possibilidade talentosa.

Isso é simples de explicar, é a pura e simples "seleção natural - revisitada", da forma que, prospera mais quem tiver seu talento mais desenvolvido e na atividade.

Mas perae, existem talentos que são MUITO mais valorizados que os outros! Um jogador de futebol de ponta ganha milhões enquanto um vendedor de ponta não consegue ganhar 10% disso... Não é verdade????
Claro que é... concordo... mas ainda sim isso têm explicação.

Vamos botar 2 conceitos na roda: "Lei de Mercado" e "Cadeia Produtiva".

O primeiro fato é o seguinte, a Lei de Mercado é clara, quanto maior a procura e menor a oferta, maior o preço, ou vice-versa... portanto, esses salários só são superfaturados por que nós o fazemos assim, se ninguém quisesse ver a copa do mundo, nenhum país gastaria rios de dinheiro investindo em estádios e infra-estrutura para recebê-la, nem a Nike, Adidas, Mizuno, etc iriam mandar caralhadas de dinheiro como patrocinio de equipes, assim, nenhum clube seria MALUCO de pagar milhões a um jogador.

Mas pagam, por quê? Existe procura... a indústria do entretenimento é uma das que mais gira dinheiro no mundo, praticamente o alicerce de todas as outras.

Mas perae... existe procura por um monte de coisas... Por exemplo, as pessoas vivem procurando ser qualificadas profissionalmente, então digamos que um professor da FGV, que tem alta procura, deveria ganhar então rios de dinheiro também...????

Por um lado sim, e com certeza os professores da FGV devem ganhar mais do que MUITOS outros professores no país, principalmente pelo fato da faculdade ser conceituada e ter uma reputação a zelar, vão contrarar profissionais em alta, talentosos, e vão cobrar por isso... Mas com certeza não ganham rios de dinheiro... Isso é devido a Cadeira Produtiva do ramo...

Você já viu algum professor da FGV com patrocinio da Nike? Não! Porque a Nike não investe em patrocinio de professores? Hum, talvez por que o público alvo do professor não vá comprar da Nike... além do publico alvo dele estar restrito a centenas de alunos talvez... Agora o público alvo (milhões de pessoas) de um jogador de futebol vai comprar? Claro que sim...

O que vai supervalorizar os salários, além da procura, é a cadeia produtiva gerada através dele, por causa de um jogador de futebol ou ator de hollywood, são vendidos, logo de cara, o direito da emissora/cinema de transmitir o jogo/filme, camisas, bonés, sapatos, tenis, dvds, todos vinculados a imagem dos jogares/atores, nesse bolo, vão as marcas patrocinadoras que vendem outras roupas, carros, tenis, eletronicos, cigarros, bebidas, celulares, serviços, por que apareceram na camisa, ou na tela da tv... a sim... e pra ter acesso a esse entretenimento, você comprou TV's, Home Theaters, Aparelhos de som, antenas, canais por assinatura, dvds, Blurays, etc... tudo isso por causa de um ou mais jogos de futebol ou filmes...

Agora tente fazer essa cadeia produtiva para um professor ou vendedor... não dá... vai ser MUITO menor...

Mas claro, continuo achando que é um absurdo pessoas ganharem tanto dinheiro enquanto outros mereciam ganhar mais, e com certeza gostaria de estar no lugar deles (Inveja RLZ), sabe porque? Por que além disso tudo eles vendem para nós (sociedade) algo MUITO IMPORTANTE para nossas vidas: Sonhos!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentários / críticas / elogios.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.