segunda-feira, 29 de março de 2010

O que te define "profissional"?

Durante a última semana estive trocando alguns emails com o Will Cabral do blog Lag Mental buscando solucionar um probleminha com CSS, e ao final aproveitei o gancho e fiz meu "merchan"... ofereci meus serviços de Designer.

A resposta veio com uma pergunta que me incomodou e me fez botar a cachola pra pensar: "Cara, qual seu grau de profissionalismo?"

Putz... e agora? Eu sempre busquei ser empreendedor... sempre busquei conhecimento nas minhas áreas de interesse e sempre levei tudo isso muito a sério dentro das minhas possibilidades no dia-a-dia... mas, eu sou profissional? De cara... eu não sabia responder...


Primeiro passo: Vamos recorrer ao bom e velho dicionário... as vezes ele esclarece alguma coisa...

profissional
pro.fis.si.o.nal
adj m+f (lat profissione+al3) 1 Relativo, próprio ou pertencente a profissão: Ética profissional. 2 Que prepara para certas profissões: Escola profissional. 3 Que exerce uma ocupação como meio de vida ou para ganhar dinheiro: Soldado profissional. 4 Que exerce, por dinheiro, uma ocupação comumente exercida como passatempo: Futebolista profissional. 5 Exercido como meio de vida, ou pelo ganho, por profissionais ao invés de por amadores: Futebol profissional. 6 pej Que faz um negócio ou meio de vida de algo que não é propriamente considerado como tal: Político profissional. s m+f 1 Pessoa que exerce, como meio de vida, uma ocupação especializada: Os profissionais da publicidade. 2 Pessoa que faz por ofício uma coisa que comumente é feita por amadores: Os profissionais do futebol.


ahhh tá então... e quem não é profissional?

amador
a.ma.dor
adj (amar+dor2) 1 Que ama. 2 Relativo a amador. 3 Próprio de amador. 4 Que tem a condição de amador. 5 Praticado por amador. sm 1 O que ama. 2 O que cultiva qualquer arte ou esporte, por prazer e não por profissão; curioso. 3 Aquele que trabalha sem remuneração. 4 Aquele que entende superficialmente de alguma coisa, de regra, autodidata. 5 Apreciador, entusiasta.


Mas o que é remuneração?

remuneração
re.mu.ne.ra.ção
sf (lat remuneratione) 1 Ato ou efeito de remunerar. 2 Paga por serviços prestados; ordenado, salário. 3 Galardão, prêmio, preço, gratificação, recompensa. 4 Honorários. 5 Dir Parte variável do vencimento fixo ou padronizado do funcionário público, correspondente a dois terços dele e outras retribuições a que tenha direito.


gratificação
gra.ti.fi.ca.ção
sf (lat gratificatione) 1 Ato ou efeito de gratificar. 2 Aquilo com que se gratifica. 3 Gorjeta. 4 Retribuição de serviço extraordinário.


Ok... continuo sem entender bulufas... ainda lí um par de artigos aqui e ali para clarificar e buscar uma linha de raciocínio... e penso:

Conceitos são algo que as vezes demoram mudar, e o conceito de profissional está de certa forma ultrapassado...

Se ser profissional é trabalhar em troco de remuneração, não é novidade alguma que o objetivo (ou pelo menos esperança) de qualquer coisa que se faça no mundo tem a ver com remuneração monetária (dinheiro) ou remuneração no sentido de gratificação (reconhecimento)... O inventor de fundo de quintal tem esperança de que aquele projeto maluco dele vire algo indispensável para a sociedade e que ele ganhe dinheiro com isso, da mesma forma que o pesquisador que passa metade da sua vida no meio da miséria africana doando-se e buscando a cura para algum mal que lhes afeta, espera que ele seja reconhecido ou que descubra algo que lhe garanta um Nobel talvez... mas nenhum deles estaria fazendo isso se não gostasse! Opa.. então se faz por que ama... amador... mas espera remuneração... profissional... Carajos! São profissionais ou amadores?

Albert Einstein trabalhava no Departamento de Patentes da Suíça durante grande parte de seus estudos e descobertas... então Einstein era um ciêntista amador na época? Afinal de contas seu ganha pão não vinha da ciência...

Acredito que, assim como existe a tendência do "beta permanente" em softwares, ou seja, sempre sofrerá atualizações, nunca um software poderá ser dado como FINALIZADO, assim acredito que a mesma tendência encontre o termo "profissional", com a busca continua de conhecimento estaremos sempre mudando, aprendendo, desaprendendo, seremos sempre "beta"... então posso me considerar profissional?

Bem... se alguém me perguntar para fazer um cadastro de algo qualquer: "Qual sua profissão?" ... responderei: "Técnico Bancário" afinal essa é a nomenclatura do que me dá minha maior renda hoje... e ainda sim... dentro dessa nomenclatura existem diversas "profissões" como vendedor, consultor, caixa, etc etc...

Mas isso faz de mim um amador no resto das coisas que eu faço?

Continuo sem saber... deixo meu trabalho falar por si... afinal... nunca fui muito ligado a rótulos..

Pois é Raul... você já disse naquele seu Hit de 1973 "prefiro ser essa metamorfose ambulante" e as vezes isso faz bastante sentido...

... e você?? é "profissional"?

3 comentários:

cHiPs disse...

Will... puta exagero pra responder uma pergunta né? hehehehe esse é o mal de bloggueiros :P

Respondido?

Almighty disse...

Isso daria uma pauta de um futuro Bermudacast. Ou não.

cabral disse...

Puts, nem fala, mas foi muito interessante ler cara, apesar de você nao ter respondido a pergunta que eu fiz, mas tambem foi por minha culpa, pois nao usei o termo adequado para a situação. Ja te mandei um E-mail respondendo.

@Almighty: Eu acho que sim, um ótimo tema, um debate sobre profissionais e profissões, e amadores e empregos.

Postar um comentário

Deixe seus comentários / críticas / elogios.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.